Skip to main content

Código: 1747 - A alteração da classificação tributária afeta os cálculos da contribuição previdenciária sobre as remunerações já enviadas. Para que os cálculos da contribuição...

Código: 1747

Descrição: A alteração da classificação tributária afeta os cálculos da contribuição previdenciária sobre as remunerações já enviadas.
Para que os cálculos da contribuição previdenciária reflitam a alteração da classificação tributária, é necessário retificar os eventos S-1200 a S-1280, S-2299 e S-2399, caso existam, de todos os períodos impactados pela alteração do S-1000.

Ação Sugerida: Verifique se a alteração do s1000 está sendo enviada com data correta.

Causa: Esse erro ocorre em carga de alteração do s1000. E ocorre pois existe movimentação de folha na data do envio.

Como corrigir:

Primeiro, é importante saber a diferença de alteração de classificação tributária e correção de classificação tributária:

  • Alteração → quando a empresa abre e se enquadra em uma classificação, como exemplo: 01 e depois de um tempo foi alterada para: 99. Nesse caso, deve ser gerado uma carga de alteração do s1000.
  • Correção → em caso de ter mandado a classificação errada e tenha precisado corrigir. Não se deve enviar carga de ‘Alteração do s1000’ e sim novamente uma carga de 'Inclusão do s1000' com a mesma data, pois nada foi alterado, e sim enviado errado desde o começo.

Quando se altera a classificação tributária da empresa, o sistema sempre pergunta o que o usuário precisa gerar
Para alterar a Classificação Tributária da Empresa acesse Lista de Empresas e edite a Empresa que apresentou a inconsistência

image.png

Agora acesse a aba Informações Fiscais>Detalhes e faça a alteração necessária

image.png

Agora será necessário enviar a informação para o Portal do eSocial

1. Alteração:

Quando a Carga foi enviada com data errada. Envie novamente com a data correta da alteração.

2. Inclusão:

Para corrigir uma classificação, não pode ter nenhum evento de folha/remuneração no portal. Sendo assim reabra o(os) mês(meses) e elimine tudo referente a movimentação de folha (desoneração, pagamento, remuneração e desligamento). Depois envie novamente o s1000 e por último envie novamente as folhas.